segunda-feira, 4 de maio de 2020

Tio Desafio







Os sobrinhos tratam o Tio António por TIO DESAFIO, porque ele anda sempre em viagem e, quando regressa, propõe desafios surpreendentes em que todos participam com grande entusiasmo. Desta vez regressa do Deserto do Saara. Qual será o desafio?

1 comentário:

  1. 6ºA O'Sullivan

    Eu escolhi o livro “O Tio Desafio”.
    As autoras são Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada que eu sei que são escritoras, menciona também o nome Carla Nazareth que eu achava que também era escritora, mas depois de ter pesquisado vi que era uma ilustradora.
    Eu escolhi este livro porque tive curiosidade à cerca do título “O Tio Desafio” …, mas que desafio???
    O livro fala de um tio que se preocupava com o desperdício de comida. Gostava muito de viajar pois era fotógrafo famoso. Fazia vários desafios aos seus sobrinhos e assim mesmo se chamando António veio o nome de “Tio Desafio”.
    Propôs aos sobrinhos que fizessem uma lista de alimentos que sobraram da mesa e dissessem de onde veio e o que teve de passar até estar pronto, e o melhor ganhara um prémio. Ao longo da história fala-nos da importância de não haver desperdício e que em muitos países falta o que comer. São desperdiçados mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano. O tio tentava-lhes ensinar que é muito importante não deixar nada no prato e que só se deve comprar o que apetece, não ter «mais olhos do que barriga» e comprar o que é mais necessário e não em quantidade exagerada.
    No fim, com todo o esforço que fizeram ganharam todos uma viagem à Lapónia e em saber mais e a compreender que não se deve jogar comida fora e dizer não ao desperdício alimentar.
    Se eu fosse o autor do livro, alterava o presente que o tio deu aos sobrinhos. Em vez de os levar à Lapónia, o tio levava-os a uma fábrica em que os produtos animais se transformassem ao que nós vemos nas nossas casas, por exemplo: do porco fazem fiambre; do trigo fazem o pão; etc. E assim mostrar porque não se deve desperdiçar.
    Eu gostei muito desta frase: “- Sinceramente nunca pensei, mas acho incrível.” Eu gostei porque mostra que a intenção de sensibilizar e alertar os sobrinhos sobre os malefícios do desperdício alimentar resultou.
    Eu recomendo muito este livro porque nos alerta sobre o que não fazer com a comida. É um bem essencial e muita gente, infelizmente, não têm a sorte de comer um prato por dia. Dá trabalho produzir alimentos, transformá-los e, por isso, não os devemos estragar. Penso que no difícil momento que atravessamos, ainda é mais importante refletir sobre a importância de respeitarmos e valorizarmos os bens que temos ao nosso dispor.

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário...