sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A Vida Mágica da Sementinha

Quando a noite chegou a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que vira no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba Preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros, bagos de trigo. Como terá sido “a viagem” da Sementinha? Em que aventuras se envolveu

3 comentários:

  1. TÍTULO: "A vida mágica da Sementinha"
    AUTOR(ES): Alves Redol
    EDITORA: Editorial Caminho DATA: Março 1995

    Classificação da obra:

    Aventuras Conto

    Resumo

    Esta historia conta a vida de Sementinha que já não vi a luz do sol há muito tempo, porque estava numa caixa no celeiro do António Seareiro. Quando a mulher de António abriu a caixa para escolher as sementes boas para a plantação, lá no céu, havia um Rouxinol que raptou a Sementinha e levou-a para o seu ninho. Aí a Sementinha descobriu que o Rouxinol era professor de música. Então, para o distrair da fome, ela pediu-lhe para cantar e ela respondia "não". Algum tempo depois, ele foi para a aula e levou a Sementinha no bico. Passado algum tempo, o professor e os alunos zangaram-se e o pardal, um dos alunos do Rouxinol, aproveitou aquilo e fugiu com a Sementinha. Ela reparou que o bico do Rouxinol era doce mas o bico do pardal era forte com um quebre-nozes. Ao chegar a terra do António Seareiro, o Pardal assustou-se com um espantalho e largou a Sementinha. Parecia que ela ia morrer. Quando caiu, ela foi ter com os amigos. E contou-lhes as aventuras que tinha vivido. Depois, o grão mais velho, disse que sabia um bocado das aventuras que os seus avós tinham vivido. Quando acabou de contar a história, tudo desapareceu e a Sementinha viu-se na casa de uma feiticeira. Essa feiticeira prendeu-a por muito tempo. Mas um dia, a feiticeira viu que a Sementinha estava triste e libertou-a. Então, a Sementinha foi para perto dos seus amigos e viveram felizes para todo o sempre. Ah, não se esqueçam que a Sementinha virou uma linda flor, que mais tarde produziu espigas e delas se fez farinha e pão que matou a fome a muita gente!

    Aconselhas a leitura deste livro a um amido?

    SIM.

    Porquê?

    Porque é muito cativante tem muitas aventuras e quando lês o livro parece que entras lá dentro. Além disso, aprendes muitas coisas importantes sobre a história do pão, alimento tão importante para a humanidade!

    Data do início da leitura: 01/02/2019

    Data de conclusão da leitura: 28/02/2019

    ResponderEliminar
  2. Escolhi o livro "A vida mágica da Sementinha".
    O autor é Alves Rebol.O ilustrador é Tiago Albuquerque.
    A editora é a Editorial Caminho. O local e ano de edição é em 1995 e é um livro de aventuras.
    Vou contar-vos um breve resumo:
    Escolhi o livro de aventuras A vida Mágica da Sementinha, porque vou contar--vos um pouco da história.
    Era uma vez uma sementinha que vivia numa pequena arca com outros bagos.
    Certo dia, um Rouxinol roubou-a e deixou-a no seu ninho.
    Passado algum tempo um Pardal levou-a, mas com medo de um espantalho, deixou-a cair.
    Ela chamou os seus amigos, o Amarelo de Barba Preta e o Serrano.
    Começaram todos a trabalhar e, aos poucos foram crescendo as raízes, o caule e as folhas.
    Cresceu até se tornar uma espiga de amarela.
    Depois nasceram os seus filhos bagos, nomeadamente o Asa de Corvo, que era muito curioso, tal com a mãe.
    Recomendo este livro a toda a gente, porque gostei muito deste livro, é interessante e fala sobre a vida de uma sementinha. Ela, que era tão pequena, cresceu até ficar tão grande, igual a uma espiga de milho!
    Aconselho-vos a lerem este livro.


    Nickname: Jesus

    ResponderEliminar
  3. Nickaname:leão123
    Escolhi o livro a vida mágica da sementinha do autor António Alves Redol. É um livro de contos.
    Era uma vez uma sementinha de trigo, chamada Sementinha, que vivia numa pequena arca com outros bagos. Certo dia, Maria Rita levantou a tampa da caixa e pôs os bagos e a Sementinha num tabuleiro. Passado um bocado, um pássaro, chamado Rouxinol, roubou a Sementinha e levou-a para o seu ninho. Algum tempo depois, um Pardal, roubou a Sementinha outra vez, mas cheio de medo de um espantalho, o Pardal deixou-a cair.
    A Sementinha falou com os seus amigos, o Amarelo de Barba Preta e o Serrano, mas depois ficou sob o poder da Terra-Feiticeira. Tinha sido plantada. Aterrada, a Sementinha pôs-se a trabalhar e começaram--lhe a crescer, a raiz, o caule e as folhas. Cresceu, cresceu e cresceu, até que se tornou numa espiga amarela. Depois, a Sementinha foi arrancada e foi para um laboratório onde foi esquartejada. Daí nasceram os seus filhos bagos de trigo, nomeadamente a Asa de Corvo, que era muito curiosa tal como a mãe!
    Na minha opinião:
    Eu achei um livro interessante, porque fala da vida de uma semente de trigo. Esta obra fala de a transformação de uma semente de trigo para uma espiga.
    O aspeto mais interessante da obra foi a parte em que o Rouxinol se apaixonou pela Sementinha, pois nunca tinha visto um pássaro apaixonar-se pelo seu próprio alimento!

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário...